quinta-feira, março 06, 2008

Até amanhã, mãe.


É difícil deixar-te partir, mesmo sabendo o conforto que essa partida te traz.

Sinto que uma parte de mim se perdeu para sempre. Só agora vejo que me foi arrebatada a ligação umbilical que me unia a ti, mãe.

Hoje, passada a dor mais profunda de ter que te levar até ao túmulo, de tudo ter que fazer para te trazer de volta a casa, choro a solidão que me deixaste, que deixaste a todos os que te amam. Choro amargamente não ter conseguido exprimir-te por palavras todo o amor, todo o carinho que por ti tinha... tenho.

Hoje, sentado na solidão deste recanto lembro os bons momentos que passámos juntos, a tua inigualável abnegação, a tua contínua vigilância, a tua voz doce, o teu olhar quente, as tuas mãos de fada, o teu coração, tão grande como o mundo e que extravasou esse mundo rumo a um destino enigmático, mas melhor, muito melhor que o sofrimento por que passaste neste mundo e que nem o nosso amor foi capaz de suster.

A tua última viagem trouxe-te a casa. Foste recebida com o choro da ilha, que é mãe que chora uma perda. Muitos saudaram-te num último adeus. Todos os que amaste estiveram contigo e tu neles. Senti-te, esta foi a tua vez, dentro de mim, guiando os meus passos dando-me a força e a energia para te honrar.

Hoje, passada essa dor, sinto que me continuas a proteger, que estás ao meu lado, de onde nunca saíste, e que amanhã, ao acordar, verei o teu sorriso em cada flor, em cada peça de roupa com a tua intervenção em cada palavra de carinho dos teus netos, em cada acto simples do dia-a-dia.


Até amanhã. Abraça-me. Quero dormir em paz.

6 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Luis, What a beautiful poem, Your mother (Maria De Fatima)
was a beautiful lady inside and out.

I was only five years old when we moved to the United States, but somehow I have a great deal of beautiful memories of my short childhood in Pico, and your parents are in all my memories espically your mother. Every time I visit Pico Fatima and Carlos would be the first people I would go visit. I would stop at their house just about everyday just to say hi, Your mom would always have a big smile on her face.

With all our sympathy
Maria A. Oliveira
Manuel A. Oliveira

Anónimo disse...

Fernando Luis,

That was such a beautiful poem. We are very sad to hear Maria De Fatima. She was such a special, loving person and she will be missed tremendously. She was one of the most generous, giving and kind people we have ever known.

My parents sorely miss her. Our times in Pico and the times when they were in California were very special times and we are grateful for them.

Please send our condolences to everyone. These are very difficult times but things will get better day by day. Her memories live on.

Please know our thoughts are with you

Love,

Connie, Jose and Roy Jorge

Anónimo disse...

Fernando Luis,

Your poem about your mother (Maria de Fatima)is deeply profound and beautiful. Your mother was a wonderful and special person. She was very caring and loving and will be greatly missed by everyone. Your mother was the person we would always like to spend all our time with in Pico. God rest her soul and give all of you the strength to accept what life brings our way.

Our thoughts are with you.

Love,
Jose e Juliana Rosario

berto disse...

Fernando Luis e familia os sentidos pezamos dos primos Nunes
Eu estou a esperimentar para te mandar esta menssagem mas estou tendo problema ja escrevi por umas quantas vezes e perdi. Espero que vai desta vez porque tenho de me assinar para enviar a minha menssagem. So tenho de dizer que tive a graca de Deus de falar com a minha querida prima pela ultima vez. Foi o ultimo adeus. Um grande abraco apertado dos primos Nunes


Alex Nunes e familia

Anónimo disse...

Fernado Luís, tive o prazer de conhecer a sua mãe Fátima em 1995/96, qundo trabalhei como educadora de Infância na Criação Velha, juntamente com a sua irmã Manuela Fialho. Foi a sua mãe que em Maio de 96 costurou o meu vestido de casamento.Recordo grandes momentos de amizade, alegria e simpatia.Foi um ano muito feliz e tive o prazer de conhecer BOAS pessoas que permanecerão para sempre no meu coração. Um abraço amigo, Teresa Rebelo

Fernando Luís disse...

A distância temporal já diluiu a dor dos dias que se seguiram à perda da minha mãe.
Quero, agora, agradecer os comentários que aqui foram feitos, bem como agradecer a todos os que nos acompanharam naqueles momentos de sofrimento intenso.
A todos um agradecimento sentido