terça-feira, junho 26, 2007

7h00 da Manhã / 7:00 am

Logo pela manhã, conseguem-se fotos espectaculares nesta ilha de sonho. Nesta foto, a sombra da montanha projecta-se sobre parte da ilha, enquanto o Faial, lá ao fundo já está cheio de luz.

















Very early in the morning, one can takespectacular photos. In this photo, the shade of Pico mountain projects itself over the island, while Faial, in front is already covered with the splendurous morning light.

quarta-feira, junho 20, 2007

Cantinho do Céu - Unidade de Turismo Rural / A Rural Tourism Unit - Pico Island - Azores

O Cantinho do Céu está finalmente licenciado para turismo rural. O nosso site já está em construção e já pode ser consultado em portuguêse inglês, aqui.

Cantinho do Céu has finally got the municipal license to open as a rural tourism unit. Our internet site is under construction and it can already be consulted in Portuguese and in English right here.

sábado, junho 02, 2007

Já abriu / Open to public

Após algumas obras de conservação, o Moinho do Frade abriu de novo ao público. Em 2006, foram 5000 a visitá-lo. Este ano, esperamos que sejam muitos mais.

After some conservation work, the Frade's windmill has opened to public. In 2006, we had 5000 visitors. This year we hope to welcome even more visitors.

sexta-feira, junho 01, 2007

Espírito Santo

Três dias de festa dedicados ao Divino, três dias de partilha, de doação. As sopas do Espírito Santo, as rosquilhas, as vésperas e o pão foram os condimentos indispensáveis para que esse Espírito se manifestasse.
Nesta época do ano, os símbolos pagãos ganham contornos de espiritualidade e é-lhes permitida a entrada na Igreja. Até hoje ainda não se explicou esta contradição, o facto de só nestas ocasiões o "Espírito Santo" poder entrar na "Casa de Deus", que é a sua casa. Se calhar, o melhor é mesmo não explicar. Afinal, toda a religião, e a católica não é excepção, tem muito de paganismo. Só assim se pode explicar o facto de, o Espírito Santo ter "casa própria", a copeira ou o império. Império é, por si só, uma designação aliciante para se descobrir os múltiplos significados que ela poderá adquirir neste contexto.
O imperador: por um dia, o homem comum torna-se no imperador, distribuindo riquezas pelos menos afortunados, é coroado, na igreja, e segue, em procissão, com os símbolos da sua fé, rumo à festança. E é saudado: "À saúde do nosso imperador!"; "Lá vai, home, lá vai".
Esperemos que o império do Divino Espírito Santo, Senhor da Terra, do terreno, do pagão, permaneça e cresça.